02 dezembro 2008

Relatório referente à visitação realizada na Escolinha de Artes da UFRGS


A Escolinha de Artes da UFRGS (EA), surgiu dentro da proposta do Movimento da Escolinhas de Artes lançado inicialmente por Augusto Rodrigues e Noemia Varela (final dos anos 40). Este movimento tomou como base o pensamento do filósofo inglês Herbert Head, e seu pensamento não é original, retoma por sua vez o que Platão apregoava: A arte deve ser a base da educação.A EA constitui-se de um atelier de atividades múltiplas, oferecendo um leque de opções de técnicas e materiais aos seus alunos, buscando suas variadas formas de expressão e, muito importante, trabalho extra-classe e paralelo ao ensino formal da escola regular.As aulas têm duração de duas horas, espaço de tempo pequeno para tantas atividades possíveis, têm freqüência de uma ou duas vezes por semana e são divididas por faixas etárias.A classe visitada foi a turma de quinta feira, de 7 a 10 anos, com a presença de 5 alunos. Os alunos pagam uma taxa mensal e a EA oferece todo o material destinado às atividades desenvolvidas. São realizadas exposições anuais com os trabalhos de todos os alunos, buscando a divulgação da linha filosófica da escola e da importância e necessidade da realização da arte dos alunos.A EA funciona dentro da Proposta Triangular de Ana Mae Barbosa, articula a contextualização, a leitura e o fazer artístico, possibilitando ao estudante ler o mundo de maneira mais ampla. E, além disso, possibilita-nos um outro olhar a história como forma de revisitarmos nossas teorias e práticas da arte/educação.

Postado por Andréa Lopes.


Em visita à Escolinha de artes da UFRGS no dia 20 de novembro de 2008, tivemos a oportunidade de assistir uma aula direcionada diretamente ao ensino da arte para crianças.
A aula que assistimos era destinada a crianças entre 07 e 10 anos.
Logo no início da aula foi possível reparar que existe bastante liberdade para os alunos; os materiais e técnicas vão sendo mostrados, explicados e exemplificados no decorrer do desenvolvimento dos trabalhos; a professora não diz o que o aluno deve fazer, pelo contrário, o aluno traz o tema daquilo que quer trabalhar, a professora sugere alguns materiais, dá algumas dicas, mas nunca proíbe ou desencoraja o aluno a fazer aquilo que deseja, preservando, assim, o principal enfoque da escola, que é a livre expressão.
As aulas não se restringem apenas ao desenho e a pintura, contemplam também as áreas da modelagem e construções em 3D, colagem, origami, sensibilização musical, jogo dramático, entre outras.
O Projeto Escolinha de Arte da UFRGS foi iniciado em 1960 por artistas e professores do Instituto de Artes da UFRGS e se trata de um “espaço onde crianças, adolescentes e adultos são incentivados a experimentar e a buscar sua forma particular de expressão, num clima de liberdade, confiança e respeito aos limites e possibilidades de cada um”, assim como é descrito no histórico do projeto.
Os alunos dispõem de vasta variedade de materiais, que vai desde papel e lápis, até argila, madeira, ferramentas, tecidos, livros, madeira, entre tantos outros, o que amplia as possibilidades de expressão dos alunos.
Os trabalhos bidimensionais realizados pelos alunos são guardados separadamente por turma e são revistos constantemente pela professora, que avalia a evolução no trabalho de cada um, conversando com eles sobre seus progressos, e os trabalhos tridimensionais são levados para a casa de seus respectivos criadores, assim que concluídos.
A turma que estava tendo aula enquanto estivemos presentes, estava composta por cinco alunos: Felipe, 8 anos, é um menino com uma personalidade muito forte, um tanto quanto rebelde, mas firme, decidido. Seu trabalho é marcado por influências medievais. Faz estudos sobre um mesmo tempo, aprimorando cada vez mais sua técnica pictórica; Laura, 8 anos, é uma menina muito espontânea, fez questão de nos explicar tudo o que representavam seus trabalhos. Seu trabalho traz como tema constante o balé, atividade que exercita paralelamente; Marcel, 10 anos, o mais velho deles, é fã de super-heróis, tem um desenho muito preciso e faz impressionantes esculturas; Gladis, 9 anos, tem uma tendência à abstração, seu trabalho é constituído de bastantes manchas, demonstrando uma personalidade diferenciada dos demais alunos; Ana Luísa, 9 anos, fazia um colar de pedrinhas com a professora enquanto estivemos lá, não vimos seus desenhos. Enfim, entre todos os alunos a característica predominante era, sem dúvida a presença constante de narrativas, mas as diferenças de pensamento e execução são imensuráveis.
Os alunos da Escolinha de Artes da UFRGS são incentivados a realizar trabalhos em casa, paralelamente ao estudo convencional, e há, esporadicamente, aulas em que os pais são convidados (ou convocados) a participar junto com os alunos.
A professora que nos recebeu confessou que o conhecimento teórico não fundamenta a experiência pedagógica, e sim que a prática vai transformando e criando o método do professor.
Enfim, a oportunidade de visitar uma escola direcionada diretamente ao ensino das artes visuais foi uma experiência que serviu como reforço para que sigamos acreditando na possibilidade de um ensino de qualidade, com paixão por aquilo que se faz.

Endereço da Escolinha: Rua Ramiro Barcelos, 2777. Salas 103 e 105
Telefone: 33085240
E-mail: escolinhadearte@hotmail.com
Blog: http://escolinhadeartes.blogspot.com/




Postado por Bianca Foching


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