27 novembro 2008

Questões Propostas sobre o texto "O Sensível Olhar Pensante"

Como o educador ensina a olhar?
O educador tem como missão auxiliar o aluno a ver com emoção, sem deixar de lado a análise, interpretação e reconstrução da obra, partindo do seu próprio ponto-de-vista e aliando, aos poucos, os conhecimentos da história da arte e opinião de teóricos e críticos. Insiste na busca por “desvendar os mistérios” da obra que se está olhando, fragmentá-la, ir a fundo, buscando relações e/ou diferenças com outros conhecimentos já adquiridos. Esse olhar deve ser despido de preconceitos, buscando na obra a sua forma de compreensão.

Segundo o texto, o que é ver?
Segundo a interpretação do texto feita pelo grupo, ver é, em primeiro lugar, apreciar a obra, deixar que a visão tome conta do observador, e, aos poucos, desmembrar essa obra, buscando fazer relações de detalhes da mesma com outras obras e/ou com conhecimentos já adquiridos. Partindo disso, pode-se começar a buscar os “mistérios escondidos”, criando uma interpretação própria e fazendo, por fim, a sua avaliação sobre a obra.

Qual a relação da arte com o olhar sensível?
A arte não vive sem o olhar sensível. Se não houver observadores para que gozem de sua “magia”, não há sentido de ela existir. O olhar sensível começa a ser “usado” no próprio autor e não pode ter um fim, para que a arte continue a existir é preciso que se difunda esta idéia.

A expressão “olhar o olhar do outro”, refere-se a que, no texto?
Ao usar a expressão “olhar o olhar do outro”, Mirian instrui seus leitores também a como ler (e como ensinar a ler) os escritos de teóricos, historiadores e críticos. Que quando se lê algo sobre uma obra de arte, é preciso lembrar que aquilo está refletindo o olhar do autor, ou seja, quem a criou, o olhar de quem a viu, o comentarista, e gerará ainda uma interpretação desta terceira pessoa sobre as duas partes anteriores, pois a leitura é uma tradução pessoal.

Como deve ser o encontro da pessoa com uma forma?
Sem preconceitos. Deve-se olhar, inicialmente, uma obra de arte com a pureza de uma criança, mas trazer consigo a experiência de um adulto, adquirida ao longo do tempo e do exercício constante de “olhar”. Deve-se perceber siginificativamente as diferenças, atrelando o olhar-ver-pensante a um vocabulário que traga à superfície tudo que foi adquirido nesse encontro visual.

É possível ler uma obra? Como?
Somente através do exercício, unem-se condições suficientes para fazer uma boa leitura de uma obra. Essa “boa leitura” depende ainda do momento específico que o espectador vive. Mas é imprescindível que se tenha curiosidade e vontade de investigar a obra a fundo, a fim de encontrar as mais diversas interpretações e defender como sua, aquela que melhor lhe convir.

Alexandre, Andréa L., Bianca

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